Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLOGICO

• Adesão e comprometimento a causa ecológica

• Ecologista de carteirinha e ecologista simpatizante

• Sujeito ecológico na versão ;

• Político heróico

• Nova era

• Gestor social

• O sujeito ecológico traz possibilidades de um mundo transformado ,fomenta a esperança de viver melhor...as questões de felicidade,justiça, e bem estar.

• Compreensão critica da realidade( apreender a interagir com ele)

• Educação e cultura como processos antropológicos.

• Múltipla leitura do meio ambiente(Paulo Freire)

• Educação Ambiental(Não é naturalizada e é compreendida com ação dos homens frente ao mundo).

• Praticas de Educação Ambiental em sala de Aula.

Entrevista
Pe. José Koopmans
• Como o senhor passou a aderir aos valores ecológicos?

Cheguei ao Brasil em 1969, fui para Itanhém, já fazia parte dos direitos humanos... passei também pela época da ditadura militar....em Itanhém ao ver pessoas sem nada ,sem terra...e fazendeiros..com muito...e ainda não deixavam pessoas pegar suas lenhas nessas fazendas.a vinda das grandes empresas para região eu acompanhei esse processo e por isso escrever o livro...sobre eucalipto.
Em Teixeira Freitas em 98 me candidatei a deputado, para atuar nessas causas... Mas por muitas coisas da podridão política desistir... e fiz formação para terapias holística...a partir disso me aproxima mais da ecologia...da teologia espiritual da unidade entre natureza e ser humano.
Isso é como uma onda acontece aos poucos, então vai se procurando estudar mais, e sua mente vai se expandindo se ampliando, globalizando cada vez mais...

• Que acontecimentos históricos e pessoais foram importantes em seu percurso?

Sofrimentos de pessoas, injustiças, pobrezas.

• Como tudo isso modificou o seu estilo de vida?
Alimentação
Jeito de ser
Antigamente tinha muitos deveres, mas hoje posso dizer que não devo mais nada, posso tudo...
Trouxe mais alegria para minha vida
E um processo automático.
Entrevista
Graduandos Biologia/ UNEB
• O QUE VOCÊ ENTENDE POR MEIO AMBIENTE?

Entrevistado 1: O meu conceito de Meio ambiente é tudo que envolve todas as coisas vivas e não-vivas na terra, ou que de certa forma afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos

Entrevistado 2: Trata-se do meio onde o ser vivo passa todo o período da sua vida. É o meio composto pela natureza e por todos seres vivos que a compõem.


• Qual a sua interpretação de educação ambiental e como seria passado essa interpretação aos seus alunos ou futuros alunos?


Entrevistado1: Acredito que a educação ambiental deve ser participativa e motivadora com o objetivo de reflexão, mostrando a diversidade de olhares, penso que devemos compartilhar mais questões do que oferecendo as respostas. Como eu disse anteriormente, não quero persuadir meus alunos, mais quero motivá-los a refletir qual é o verdadeiro papel da educação ambiental.

Entrevistado 2: É a educação que busca conscientizar o ser humano da importância que o meio ambiente tem para no bem estar dos seres vivos. Passar de uma forma dinâmica, com projetos de conscientização e praticas ambiental a depender da serie e faixa etária.

• Como sujeito que tem ou pretende abraçar a causa ecológica, quais são as suas pretensões ou ações já realizadas em função disso?

Entrevistado 1: Bem, no momento não tenho desenvolvido nenhum projeto em prol da EA, mas penso em criar um projeto que beneficie a comunidade em que vivo, nas quais existem pessoas carentes, com baixa escolaridade, vivendo em péssimas condições mais que tem o desejo de melhorar sua qualidade de vida. Mas para isso não basta só um projeto mais a participação dos órgãos públicos, da universidade, da comunidade, enfim de todos.

Entrevistado 2: É tentar de todas as formas possíveis tornar perceptível aos olhos humanos o valor que o meio ambiente tem e como ele está sofrendo e se degradando. E a partir dessa pratica promover a recuperação e o cuidado do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário