DISCENTE FERREIRA, Izabel Rodrigues. |
TEMA Inclusão de educandos com dificuldades de aprendizagem: uma parceria entre escola e família. |
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Para entender a relação Escola – Família uma contribuição da história da educação¹. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010288392000000200007&script=sci_arttext. Acesso em 20 fev. 2009. |
RESUMO A qualidade da relação família e escola dependem dos mais variados fatores sociais existentes atualmente. Diante disso com as turbulências vividas na sociedade tem se exigido mais esse diálogo entre as duas instituições. Os pais por muitas vezes enfrentam uma verdadeira ignorância diante dos métodos atuais de ensino, por isso cabe a escola fazer uma aproximação. Segundo o professor Firmino Costa, citado por Faria Filho (2000) “A nossa escola ativa será aquela, cujo professor conheça cada um de seus alunos; a família do menino; o ambiente familiar; a casa de residência; suas condições higiênicas; grau de inteligência do aluno; qual o seu caráter; se é sadio e asseado; se tem uma boa alimentação; a que horas se deita e se levanta; se dorme em, quarto arejado; se fuma ou se tem outro vicio; se é feliz ou infeliz (...)”. O aluno é o intermediário entre a família e a educação, porém é necessário que ambas as partes dispusessem de atenção, para compreendê-los e assim haver um diálogo, com o mesmo intuito: o de educar. |
COMENTÁRIO Penso que a escola deve buscar construir por meio de uma intervenção elaborada e consciente a criação de espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, instituindo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições (família-escola). |
terça-feira, 19 de julho de 2011
Fichamento do Artigo: Para entender a relação Escola - Família uma contribuição da história da educação
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