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terça-feira, 19 de julho de 2011

Fichamento do Artigo:

DISCENTE
FERREIRA, Izabel Rodrigues.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
 PEREIRA, A. C. S.; AMBRÓZIO, C. R.; SANTOS, C. N.; BORSATO, F.; FIGUEIRA, F. F.; RIECHI, T. I. J.. Laboratório de Neuropsicologia - labneuro@ufpr.br; Departamento de Psicologia; Universidade Federal do Paraná.¹

RESUMO

O artigo lido trata sobre a relação entre a dificuldade de aprendizagem e ambiente escolar. Para tratar do tema os autores apresentam o Projeto Reconectar da Universidade Federal do Paraná, em que propicia aos pais e as crianças encontros em que possam se interagir mais e por meios das atividades realizadas avaliarem os aspectos cognitivos da criança e a compreensão dos pais para melhora desta.
Os autores afirmam que embora muitos autores defendam que a discordância quanto o termo utilizado – dificuldade ou distúrbio – aqui ele preferiu tratar das deficiências cognitivas sem essa diferenciação.
De acordo com os estudos pela autora constatou-se “que quanto maiores são as dificuldades de aprendizagem, maiores são as emocionais” (p.04) por isso as crianças acometidas dessas dificuldades estão mais vulneráveis a fracassos escolares.
Aponta ainda a grande importância de estimular nas crianças as habilidades sociais (Dell Prette & Dell Prette (2005) uma vez que, estas capacidades estão interligadas no processo de melhoramento das competências sociais de criança.
Ressaltam que muitas das dificuldades de aprendizagem estão correlacionadas aos aspectos sócio-econômicos afetividade e traumas familiares dos indivíduos. Já que muitos pais privilegiam as punições em lugar do dialogo.
Muitos pais ainda não se atentaram à influencia que exercem sobre os seus filhos. Perdem muitas oportunidades de estarem auxiliando os filhos nas atividades escolares, apenas por estarem baseados na crença de que uma criança é preguiçosa, irresponsável desinteressada e tantos outros aspectos que só fazem prejudicar a auto-estima das crianças, logo isso é refletido em todo o processo educacional da mesma.
As experiências vividas no Projeto Reconectar relevam que os pais também devem flexibilizar as regras afim de que haja dialogo e compreensão entre pais e filhos.
Algumas falas dos pais atendidas pelo projeto alertam que para os eles seria essencial um repensar das suas atitudes de forma que busquem uma melhor forma de juntamente com os filhos melhorarem o convívio.
Por fim há de se buscar uma forma em que haja uma relação saudável entre a escola e a família para uma melhor compreensão no processo de ensino-aprendizagem das crianças.

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