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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PRINCIPAIS CORRENTES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA


DURKHEIM
WEBER
MARX
SOCIEDADE CAPITALISTA
Durkheim abordou a sociedade como um fato sui generis e irredutível a outros, compreendendo-a como um conjunto de ideais constantemente alimentados pelos indivíduos que fazem parte dela.
Possibilidade maior de ação do indivíduo, do que as sociedades antigas.
A sociedade capitalista é caracterizada a partir das "relações de produção” entre capitalistas os donos dos meios de produção e os trabalhadores que vendem sua força de trabalho que vive em permanentes contradições.
OBJETO DE ESTUDO
Os fatos sociais, ou seja, regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.
Ação social dotada de sentidos.

Marx, não delimitou um objeto para a sociologia, e sim para a ciência, discutindo as relações brotadas nessas classes sociais.
RELAÇÃO INDIVÍDUO - SOCIEDADE
Na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos.
Não existe oposição entre indivíduo e sociedade: as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. Cada individuo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos.
Para Marx não se pode pensar na relação individuo-sociedade separadamente das condições materiais em que essa relação se apóia.  O homem para sobreviver precisa transformar a natureza, portanto a produção e a raiz da estrutura social gerando as classes sociais.
CAUSAS DOS PROBLEMAS SOCIAIS
Na sociedade moderna, a divisão do trabalho ser bem maior do que antes. Várias classes de funcionários foram criadas nas fábricas. Numa linha de produção, um trabalhador não precisa saber de todo o processo de fabricação do produto, apenas da parte que lhe foi conferida. Isto gerou uma dependência cada vez maior. Falha nas instituições, coletividade.
Não encontramos nos escritos Weberianos uma preocupação focada nas causas dos problemas advindas da sociedade capitalista. Apenas, o que podemos perceber é o estudo da burocratização, da religião e da educação utilizada apenas para o trabalho.
É a desigualdade social, política, econômica das classes sócias, as propriedades privadas concentradas nas mãos de poucos que geram a riqueza de um lado e a pobreza do outro.
ESTADO
Cérebro da sociedade tem a função de organizar a sociedade.
Ação do indivíduo sobre as leis a partir do momento que a sociedade cresce tende a se burocratizar.
O Estado é uma força política, militar e jurídica.
EDUCAÇÃO
Acredita que o papel da educação é adestrar o indivíduo para integrá-lo na sociedade
Formar o ser humano, entretanto, na sociedade capitalista a educação se resumiu a formar indivíduos para indústrias e assim a escola serviu para buscar honras, status, obter dinheiro.
O tema educação não ocupou um lugar central na obra de Marx, pois sua maior preocupação foi estudar as relações sócio-econômicas e políticas e seu desenvolvimento no processo histórico. Mas, Marx afirmava que a educação escolar é dialética, pois ela pode contribuir para a alienação e também para a libertação.
NEUTRALIDADE CIENTÍFICA/TAREFA DO CIENTISTA
A metodologia do cientista seria a neutralidade, ou seja, descrevendo a realidade dos fatos não envolvendo nenhum de seus sentimentos, emoções ou opinião.
A tarefa do cientista, era descobrir os possíveis sentidos da ação humana.
Para Marx não há neutralidade científica.
METODO CIENTIFICO
Baseado na teoria positivista.
Apresenta certas semelhanças com o método comparativo. O pesquisador ao comparar fenômenos sociais complexos, cria tipos ou modelos ideais (que não existiam de fato na sociedade), sendo construídos a partir da análise de aspectos essenciais do fenômeno. Desta forma, o instrumento de pesquisa é o ideal, utiliza análises históricas.
É o materialismo histórico e dialético que estuda as causas naturais e históricas do modo de produção para se ter uma compreensão do funcionamento e organização da sociedade.
TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Todos deveriam ter uma consciência coletiva, mas a sociedade capitalista faz com que as pessoas tornam-se independentes.
Não se ocupou em destacar o trabalho como objeto de sua sociologia, porém Weber condena o ócio, o lazer na racionalização e burocracia.
Categoria que funda o ser humano contraditoriamente no capitalismo o trabalho é fragmentado, ocorrendo à divisão do trabalho que não gera nenhum tipo de solidariedade causando ao operário uma alienação, isto é, a perda de um todo, particularizando as lutas e os problemas sociais.
VIDA RELIGIOSA
Função na sociedade de representar um ser supremo, regularizando a sociedade.
Estabelecer conexões entre a doutrina e a pregação protestante seus efeitos no comportamento dos indivíduos e no desenvolvimento da sociedade capitalista.
A religião é usada como instrumento para alienação do ser humano.


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