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DURKHEIM
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WEBER
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MARX
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SOCIEDADE CAPITALISTA
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Durkheim
abordou a sociedade como um fato sui generis e irredutível a outros,
compreendendo-a como um conjunto de ideais constantemente alimentados pelos
indivíduos que fazem parte dela.
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Possibilidade maior de ação
do indivíduo, do que as sociedades antigas.
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A sociedade
capitalista é caracterizada a partir das "relações de produção” entre
capitalistas os donos dos meios de produção e os trabalhadores que vendem sua
força de trabalho que vive em permanentes contradições.
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OBJETO DE ESTUDO
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Os fatos sociais, ou seja,
regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.
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Ação social dotada de
sentidos.
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Marx, não
delimitou um objeto para a sociologia, e sim para a ciência, discutindo as
relações brotadas nessas classes sociais.
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RELAÇÃO INDIVÍDUO - SOCIEDADE
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Na vida em sociedade o
homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por
ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas
por todos.
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Não existe oposição entre
indivíduo e sociedade: as normas sociais só se tornam concretas quando se
manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. Cada individuo age
levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos.
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Para Marx não
se pode pensar na relação individuo-sociedade separadamente das condições
materiais em que essa relação se apóia. O homem para sobreviver precisa
transformar a natureza, portanto a produção e a raiz da estrutura social
gerando as classes sociais.
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CAUSAS DOS PROBLEMAS SOCIAIS
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Na sociedade moderna, a
divisão do trabalho ser bem maior do que antes. Várias classes de
funcionários foram criadas nas fábricas. Numa linha de produção, um
trabalhador não precisa saber de todo o processo de fabricação do produto,
apenas da parte que lhe foi conferida. Isto gerou uma dependência cada vez
maior. Falha nas instituições, coletividade.
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Não encontramos nos
escritos Weberianos uma preocupação focada nas causas dos problemas advindas
da sociedade capitalista. Apenas, o que podemos perceber é o estudo da
burocratização, da religião e da educação utilizada apenas para o trabalho.
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É a
desigualdade social, política, econômica das classes sócias, as propriedades
privadas concentradas nas mãos de poucos que geram a riqueza de um lado e a
pobreza do outro.
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ESTADO
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Cérebro
da sociedade tem a função de organizar a sociedade.
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Ação do indivíduo sobre as
leis a partir do momento que a sociedade cresce tende a se burocratizar.
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O Estado é uma
força política, militar e jurídica.
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EDUCAÇÃO
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Acredita que o papel da
educação é adestrar o indivíduo para integrá-lo na sociedade
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Formar o ser humano,
entretanto, na sociedade capitalista a educação se resumiu a formar
indivíduos para indústrias e assim a escola serviu para buscar honras,
status, obter dinheiro.
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O tema educação não ocupou
um lugar central na obra de Marx, pois sua maior preocupação foi estudar as
relações sócio-econômicas e políticas e seu desenvolvimento no processo
histórico. Mas, Marx afirmava que a educação escolar é dialética, pois ela
pode contribuir para a alienação e também para a libertação.
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NEUTRALIDADE CIENTÍFICA/TAREFA DO CIENTISTA
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A metodologia do cientista
seria a neutralidade, ou seja, descrevendo a realidade dos fatos não
envolvendo nenhum de seus sentimentos, emoções ou opinião.
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A tarefa do cientista, era descobrir os possíveis sentidos da
ação humana.
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Para Marx não
há neutralidade científica.
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METODO CIENTIFICO
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Baseado na
teoria positivista.
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Apresenta
certas semelhanças com o método comparativo. O pesquisador ao comparar
fenômenos sociais complexos, cria tipos ou modelos ideais (que não existiam
de fato na sociedade), sendo construídos a partir da análise de aspectos
essenciais do fenômeno. Desta forma, o instrumento de pesquisa é o ideal,
utiliza análises históricas.
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É o materialismo
histórico e dialético que estuda as causas naturais e históricas do modo de
produção para se ter uma compreensão do funcionamento e organização da
sociedade.
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TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
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Todos deveriam ter uma
consciência coletiva, mas a sociedade capitalista faz com que as pessoas tornam-se
independentes.
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Não se ocupou em destacar
o trabalho como objeto de sua sociologia, porém Weber condena o ócio, o lazer
na racionalização e burocracia.
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Categoria que
funda o ser humano contraditoriamente no capitalismo o trabalho é
fragmentado, ocorrendo à divisão do trabalho que não gera nenhum tipo de
solidariedade causando ao operário uma alienação, isto é, a perda de um todo,
particularizando as lutas e os problemas sociais.
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VIDA RELIGIOSA
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Função na sociedade de
representar um ser supremo, regularizando a sociedade.
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Estabelecer conexões entre
a doutrina e a pregação protestante seus efeitos no comportamento dos
indivíduos e no desenvolvimento da sociedade capitalista.
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A religião é
usada como instrumento para alienação do ser humano.
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segunda-feira, 24 de outubro de 2011
PRINCIPAIS CORRENTES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA
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