Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PRODUÇÃO TEXTUAL - RELATÓRIO ACADÊMICO CIENTÍFICO




CARACTERÍSTICAS
Finalidades do Relatório
·    Relatar             
·    Expor
·    Memorizar
·    Descrever
·    Outros. . .

Sustentar e garantir as funções do conhecimento, sem limitar-se a mera prestação de contas.

Destinatários
·    Orientador
·    Comunidade acadêmica
·    Outros profissionais da área
·    Pró – reitorias
  
------>>>> Não limitar-se a apenas a pormenorização.

Modo de procedimento
·    Métodos
·    Passos
·    Objetivos (do projeto em questão)
·    Jeitos
·    Caminhos traçados
·    Reflexões
·    Labirinto do método

Atributos
·    Linguagem concisa, clara e objetiva
·    Evitar repetições


EXEMPLO DE CAPA:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS X – DEDC X
NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO – NUPEX
(NOME DO COORDENADOR(A) RESPONSÁVEL)
(NOME DO PROJETO VINCULADO)
(NOME DA COORDENADOR(A) DO PROJETO)
MONITORIA DE EXTENSÃO (SE NECESSÁRIO)
MONITOR(A) IZABEL RODRIGUES FERREIRA




EX.1: RELATÓRIO DE EXTENSÃO
EX 2: RELATO DE UMA CAMINHADA...



TEIXEIRA DE FREITAS – BA
2011



[1] E-mail: _______________________
Graduanda do Curso de Pedagogia VIII Semestre




Exemplo de títulos para Introdução:
·    Início de diálogo com a (nome do projeto, disciplina, etc) – Monitoria de Ensino/Extensão/Pesquisa.
·    Início de Diálogo
·    Primeiras Reflexões
·    Primeiros Momentos
·    Primeiras Palavras
·    Começando o Diálogo
·    Considerações Relevantes
·   (nome do projeto, disciplina) : Diálogo de uma monitora
·    Relatos de uma monitora
·  (nome do projeto, disciplina) : Relatos de uma monitora
·    Experiência de uma monitora
·    Práticas de monitoria

Descrever:

·    Finalidades
·    Destinatários

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO:

COMEÇANDO O DIÁLOGO

Este texto tem por objetivo relatar as experiências vividas na função de_______________ da _______ durante o período de _____. O trabalho desenvolvido procura descrever as atividades vivenciadas no que diz respeito aos aspectos que norteiam as construções compartilhadas junto à _______________.

A natureza da monitoria realizada consistiu no apoio às atividades de leitura, escritura, aprofundamento teórico-prático relacionados aos conteúdos programáticos da __________.
(situar o evento  e seu objetivo geral)




         Necessita de um plano de redação elaborado anteriormente a escrita do relatório;
·    Ordem metodológica;
·    Passos da construção do conhecimento;
·    Organicidade do conhecimento;
·    Condições de produção: necessidade de teorizar, dialogar o feito com o teórico, ou seja, leituras que condizem com o plano de redação;
·    Escrita: diário de campo ao lado do planejamento executado, anotação de datas para determinar espaço temporal; não confiar apenas nas anotações de itens já programados;
·    Coerência interna com uso de título e subtítulos (realce-os em negrito).
·    Descrição detalhada das atividades vivenciadas;
·    Avanços, desafios e possibilidades;
·    Relevância do trabalho desenvolvido;

Exemplo de Subtítulo para Parte Central:
·    Atividades Compartilhadas








  • Lembre-se que a Conclusão do Relatório, não se define como algo já terminado.
·    Propostas de atuação e/ou recomendações
·    Balanço das atividades desenvolvidas: reflexões, avaliações, relevância, comparação, obstáculos, limites.
·    Voltar à introdução e a parte central
·    Pode expressar alguns destaques do trabalho desenvolvido.

EXEMPLO DE CONCLUSÃO:

CONSIDERAÇÕES RELEVANTES

Ao final dessas discussões....
(sugestões e recomendações)





  • O Relatório Simplificado diverge do Científico, pois não precisa de capa;
  •  Aspectos vivenciados;
  • A quantidade de páginas depende das condições de produção;
  • Os subtítulos do relatório não são numerados;

Nenhum comentário:

Postar um comentário