CARACTERÍSTICAS
Finalidades do Relatório
· Relatar
· Expor
· Memorizar
· Descrever
· Outros. . .
Sustentar e garantir as funções do conhecimento, sem limitar-se a mera prestação de contas.
Destinatários
· Orientador
· Comunidade acadêmica
· Outros profissionais da área
· Pró – reitorias
------>>>> Não limitar-se a apenas a pormenorização.
Modo de procedimento
· Métodos
· Passos
· Objetivos (do projeto em questão)
· Jeitos
· Caminhos traçados
· Reflexões
· Labirinto do método
Atributos
· Linguagem concisa, clara e objetiva
· Evitar repetições
EXEMPLO DE CAPA:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS X – DEDC X
NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO – NUPEX
(NOME DO COORDENADOR(A) RESPONSÁVEL)
(NOME DO PROJETO VINCULADO)
(NOME DA COORDENADOR(A) DO PROJETO)
MONITORIA DE EXTENSÃO (SE NECESSÁRIO)
MONITOR(A) IZABEL RODRIGUES FERREIRA
EX.1: RELATÓRIO DE EXTENSÃO
EX 2: RELATO DE UMA CAMINHADA...
TEIXEIRA DE FREITAS – BA
2011
[1] E-mail: _______________________
Graduanda do Curso de Pedagogia VIII Semestre
Exemplo de títulos para Introdução:
· Início de diálogo com a (nome do projeto, disciplina, etc) – Monitoria de Ensino/Extensão/Pesquisa.
· Início de Diálogo
· Primeiras Reflexões
· Primeiros Momentos
· Primeiras Palavras
· Começando o Diálogo
· Considerações Relevantes
· (nome do projeto, disciplina) : Diálogo de uma monitora
· Relatos de uma monitora
· (nome do projeto, disciplina) : Relatos de uma monitora
· Experiência de uma monitora
· Práticas de monitoria
Descrever:
· Finalidades
· Destinatários
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO:
COMEÇANDO O DIÁLOGO
Este texto tem por objetivo relatar as experiências vividas na função de_______________ da _______ durante o período de _____. O trabalho desenvolvido procura descrever as atividades vivenciadas no que diz respeito aos aspectos que norteiam as construções compartilhadas junto à _______________.
A natureza da monitoria realizada consistiu no apoio às atividades de leitura, escritura, aprofundamento teórico-prático relacionados aos conteúdos programáticos da __________.
(situar o evento e seu objetivo geral)
· Ordem metodológica;
· Passos da construção do conhecimento;
· Organicidade do conhecimento;
· Condições de produção: necessidade de teorizar, dialogar o feito com o teórico, ou seja, leituras que condizem com o plano de redação;
· Escrita: diário de campo ao lado do planejamento executado, anotação de datas para determinar espaço temporal; não confiar apenas nas anotações de itens já programados;
· Coerência interna com uso de título e subtítulos (realce-os em negrito).
· Descrição detalhada das atividades vivenciadas;
· Avanços, desafios e possibilidades;
· Relevância do trabalho desenvolvido;
Exemplo de Subtítulo para Parte Central:
· Atividades Compartilhadas
- Lembre-se que a Conclusão do Relatório, não se define como algo já terminado.
· Propostas de atuação e/ou recomendações
· Balanço das atividades desenvolvidas: reflexões, avaliações, relevância, comparação, obstáculos, limites.
· Voltar à introdução e a parte central
· Pode expressar alguns destaques do trabalho desenvolvido.
EXEMPLO DE CONCLUSÃO:
CONSIDERAÇÕES RELEVANTES
Ao final dessas discussões....
(sugestões e recomendações)
- O Relatório Simplificado diverge do Científico, pois não precisa de capa;
- Aspectos vivenciados;
- A quantidade de páginas depende das condições de produção;
- Os subtítulos do relatório não são numerados;
Nenhum comentário:
Postar um comentário