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quinta-feira, 10 de novembro de 2011

RESUMO: O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA



Tendências Direcionais
Cefalocaudal ou da cabeça aos pés: o desenvolvimento físico e motor iniciam-se de cima para baixo. Exemplo: no feto a cabeça já esta bem desenvolvida antes mesmo das pernas.
Próximo-distal ou de dentro para fora: o centro do corpo se desenvolve mais rápido do que as partes periféricas. Exemplo: os movimentos do braço e antebraço acontecem antes mesmo dos pulsos, mãos e dedos.
Evolutiva: do maciço para o específico, movimentos dos grandes músculos para os pequenos músculos. Exemplo: as tentativas iniciais do bebê para andar, aos poucos, começam a andar graciosamente.

Desenvolvimento
Surtos do crescimento e capacidades psicológicas: Exemplo; a altura do bebê e seu peso aumentam rapidamente durante o primeiro ano.

Fatores Genéticos e Ambientais
Influências ambientais determinadas pela hereditariedade, tais como os aspectos físicos: sexo, peso, altura, cor da pele e dos olhos, forma do rosto.
Os fatores genéticos também influenciam características do temperamento e estabelecem limites superiores.

Características e Capacidades do Indivíduo
Maturação e Experiência: crescimento pré-natal, mudanças na proporção do corpo, estrutura do sistema nervoso;
Desenvolvimento das habilidades motoras e das funções cognitivas;
Aquisição da linguagem e o desenvolvimento das habilidades cognitivas são também resultantes da interação entre as forças da experiência e da maturação;

Características de Personalidade e Respostas Sociais
Respostas emocionais e modos habituais de reagir: resultado de experiência e prática ou exercício;
Condicionamento Clássico: parte da aprendizagem da criança ocorre através do condicionamento ou da formação de novas associações entre estímulos e respostas;
Condicionamento Operante ou Instrumental: características de personalidade e respostas sociais são aprendidas através do contato direto com um ambiente que reforça respostas, pune ou ignora;
Aprendizagem por Observação: a criança aprende através da observação dos outros;
Generalização do Estímulo: a cada situação similar a criança associa um estímulo ou um arranjo ambiental.

Desenvolvimento dos Órgãos do Corpo e Funções Psicológicas
Interferência no desenvolvimento normal: deficiências ou disfunções permanentes;
O primeiro ano de vida é um período crítico para o desenvolvimento da confiança nos outros: risco de não desenvolver um sentido de confiança e também de não ser bem sucedido na formação de relações sociais satisfatórias.

Experiência das Crianças nas Etapas de Desenvolvimento
Desnutrição da gestante: pode causar deficiência mental na criança;
Falta de estímulos ao infante: pode desenvolver deficiências cognitivas
Pouco amor, atenção ou afeto nos anos iniciais: torna o indivíduo instável emocionalmente.

MUSSEN, P. H. O desenvolvimento psicológico da criança, 11 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1979.

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