Cefalocaudal ou da cabeça aos pés: o
desenvolvimento físico e motor iniciam-se de cima para baixo. Exemplo: no feto
a cabeça já esta bem desenvolvida antes mesmo das pernas.
Próximo-distal ou de dentro para fora: o
centro do corpo se desenvolve mais rápido do que as partes periféricas.
Exemplo: os movimentos do braço e antebraço acontecem antes mesmo dos pulsos,
mãos e dedos.
Evolutiva: do maciço para o específico,
movimentos dos grandes músculos para os pequenos músculos. Exemplo: as
tentativas iniciais do bebê para andar, aos poucos, começam a andar
graciosamente.
Desenvolvimento
Surtos do crescimento e capacidades psicológicas:
Exemplo; a altura do bebê e seu peso aumentam rapidamente durante o primeiro
ano.
Fatores Genéticos e Ambientais
Influências ambientais determinadas pela
hereditariedade, tais como os aspectos físicos: sexo, peso, altura, cor da
pele e dos olhos, forma do rosto.
Os fatores
genéticos também influenciam características do temperamento e estabelecem
limites superiores.
Características e Capacidades do Indivíduo
Maturação e Experiência: crescimento
pré-natal, mudanças na proporção do corpo, estrutura do sistema nervoso;
Desenvolvimento
das habilidades motoras e das funções cognitivas;
Aquisição da
linguagem e o desenvolvimento das habilidades cognitivas são também resultantes
da interação entre as forças da experiência e da maturação;
Características de Personalidade e
Respostas Sociais
Respostas emocionais e modos habituais de
reagir: resultado de experiência e prática ou exercício;
Condicionamento Clássico: parte da
aprendizagem da criança ocorre através do condicionamento ou da formação de
novas associações entre estímulos e respostas;
Condicionamento Operante ou Instrumental:
características de personalidade e respostas sociais são aprendidas através do
contato direto com um ambiente que reforça respostas, pune ou ignora;
Aprendizagem por Observação: a criança
aprende através da observação dos outros;
Generalização do Estímulo: a cada
situação similar a criança associa um estímulo ou um arranjo ambiental.
Desenvolvimento dos Órgãos do Corpo e
Funções Psicológicas
Interferência no desenvolvimento normal:
deficiências ou disfunções permanentes;
O primeiro ano de vida é um período crítico
para o desenvolvimento da confiança nos outros: risco de não desenvolver um
sentido de confiança e também de não ser bem sucedido na formação de relações
sociais satisfatórias.
Experiência das Crianças nas Etapas de
Desenvolvimento
Desnutrição da gestante: pode causar
deficiência mental na criança;
Falta de estímulos ao infante: pode
desenvolver deficiências cognitivas
Pouco amor, atenção ou afeto nos anos
iniciais: torna o indivíduo instável emocionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário