Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Promover a Tecnologia nas Escolas

Durante muito tempo, o homem tinha que ter o domínio da escrita e da linguagem para se relacionar com o mundo.

Hoje nas sociedades contemporâneas, a internet tornou-se o meio mais eficaz para essa relação, ocupando o lugar de divulgador e produtor do conhecimento mais ágil do que a TV por exemplo.

Daí a necessidade da tecnologia estar inserida na escola, de forma pedagógica, organizada por projetos que ajudem na prática o aprendizado dos alunos e assim não criar desigualdades sociais.

A escola deve socializar e promover o acesso à tecnologia com precisão, e é claro, com a presença do educador. Mas para isso deve haver uma formação para o professor incluindo o domínio crítico da linguagem tecnológica.

O governo a cada dia tem equipado as escolas de tecnologia, mas o que tem acontecido na maioria das vezes é apenas o uso mecânico desses recursos justamente pela falta de pessoal – os professores – especializado nessa área, de forma que a use como mais um instrumento de educação.

Enquanto isso os alunos tendem a acessar e obter conhecimento solitariamente, à espera de planos pedagógicos no ambiente escolar.

2 comentários:

  1. Verdade, é necessário que o educador esteja preparado para essa nova era..
    Parabéns, muito bom.....

    ResponderExcluir
  2. Mais importante que inserir tecnologias nas salas de aula, penso que seje a compreensão do papel na sociedade.Para não sermos persuadidos pelo belo a ponto de não enxergarmos o feio.
    Valeu Bel!

    ResponderExcluir