Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Resumo: O culto do corpo-prazer, o fenômeno lazer e o lúdico.

RESUMO
BRUHNS, Heloisa Turini. O culto do corpo-prazer, o fenômeno lazer e o lúdico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.12, n.1,2,3, p.271-275, 1992.


O lazer como componente do nosso cotidiano é compreendido também em atividades que se utilizam do movimento do corpo humano. É usufruído em momentos após o trabalho, como uma recompensa.
O sistema em que vivemos condiciona esse momento para o consumismo, o supérfluo, muitas vezes levando a alienação para não colaboração a sociedade.
Outro componente necessário para a vida humana é o prazer, que associado ao lazer remete ao corpo.
Na sociedade pré-industrial o corpo era algo preservado pela religião para a valorização da alma. Os momentos de lazer e prazer eram lúdicos, como em canções, festas, jogos, etc.
Na era industrial o corpo é valorizado para a produtividade e é pelo trabalho alienado que são definidas as atividades de lazer. O lúdico já não é possível, pois tudo esta ligado ao capital, lucro.
Nos países desenvolvidos, já na época pós-industrial a sociedade agora mais urbana é beneficiada pela tecnologia e o lúdico se adéqua ao esporte com regras, como no sistema em que vivemos, sendo preservado apenas a tensão e a alegria.
A classe média é a população adepta do lazer-corpo-prazer. Consume produtos que ela mesma produz.
Para uma melhor contemplação do Eu e do Outro se tem a proposta das atividades lúdicas que forma através do entretenimento e desperta a reflexão e a consciência do ambiente que se vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário