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quinta-feira, 26 de novembro de 2009

TEORIA PÓS-CRITICA DO CURRÍCULO

QUADRO SINÓTICO – TEORIA PÓS-CRÍTICA DO CURRÍCULO.

PERÍODO
• Começo do século XXI

PRINCIPAIS AUTORES
• Derrida
• Deleuze
• Foucault
• Lyotard
• Cheryholmes
• Guattari
• Lacan

CATEGORIAS DO DISCURSO
• Identidade
• Subjetividade
• Significação e discurso
• Saber-poder
• Representação
• Multiculturalismo
• Democratização cultural
• Pulverização social
• Fim das metanarrativas
• Hibridismo
• Currículo como discurso
• Relativismo

QUESTÕES ESPECÍFICAS
• Legitimou metodologias como a desconstrução de narrativas e análises em estudos organizacionais

ÊNFASE DO DISCURSO

• Fragmentação das relações sociais
• Relativização dos conhecimentos
• Primazia da ambiguidade e da indeterminação – insuficiente para se captar o real
• Hibridismos de concepções relativizam as possibilidades de compreender o real em sua totalidade
• Não há o real para se fazer a critica, não há conhecimento para ser sistematizado
• Insuficiente para ser “transformador”
• Pode contraditoriamente ser emancipador e reacionário.

CONCEITO
• A teoria pós-critica corresponde a um movimento teórico multidisciplinar que vai da filosofia à estética, envolvendo as artes, a sociologia chegando ao campo dos estudos organizacionais. O denominador comum é a resistência a modernidade, como a crítica a razão iluminista.

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