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segunda-feira, 16 de novembro de 2009

TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO

QUADRO SINÓTICO – TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO.

PERÍODO

• Final da década de 60 e anos 70-80

PRINCIPAIS AUTORES
• Willian Pinar
• Michael Apple
• Giroux
• Michael Young
• Paulo Freire
• Dermeval Saviani
• Libâneo
• Louis Althusser
• Boudier
• Passeron
• Baudelot
• Establet

CATEGORIAS DO DISCURSO
 Sociedade: dividida em classes que sob a forma de luta de classes opõe burguesia ao proletariado.
 Educação: como um instrumento de discriminação social, pois reforça a marginalização cultural escolar cumprindo o seu papel no processo de reprodução do capitalismo.

QUESTÕES ESPECÍFICAS
• Ideologia
• Reprodução cultural e social
• Classe social
• Capitalismo
• Relações sociais de produção
• Conscientização
• Emancipação e libertação
• Currículo oculto e resistência

ÊNFASE DO DISCURSO
• Crítica aos processos da repressão dominante
• Contraposição ao pragmatismo das teorias tradicionais
• Crítica a razão iluminista e a racionalidade técnica
• Materialismo histórico dialético
• Crítica da organização social
• Crítica a escola como reprodutora das desigualdades sociais
• Educação como via de emancipação humana

CONCEITO
Discurso dialético, por uma organização participativa, democrática e comunitária e por uma ação emancipadora.

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