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segunda-feira, 16 de novembro de 2009

TEORIA TRADICIONAL DO CURRÍCULO

QUADRO SINÓTICO – TEORIA TRADICIONAL DO CURRÍCULO.

PERÍODO

• Século XX ( 1902-1980

PRINCIPAIS AUTORES
• Dewey – Livro The child and curriculum (1902).
• Bobbit – Livro The Curriculum (1918).
• Ralf Tyler - (1949)

CATEGORIAS DO DISCURSO
• Bobbit escreve seu livro num momento crucial da história da educação estadunidense, seu livro torna-se o marco como um campo especializado de estudos.
• Dewey nesse livro estava mais preocupado com a construção da democracia que com o funcionamento da economia, em contraste com Bobbit ele achava importante levar em consideração, no planejamento curricular, os interesses e as experiências das crianças e jovens.
• Com o livro de Tyler, os estudos sobre currículo se tornam decididamente estabelecidos em torno da idéia de organização e desenvolvimento.

QUESTÕES ESPECÍFICAS
• Organização;
• Técnicas;
• Padrões;
• Desenvolvimento;
• Modelo;

ÊNFASE DO DISCURSO
• Bobbit era claramente conservador, embora sua intervenção buscasse transformar radicalmente o sistema educacional.
• Para Dewey a educação não era tanto uma preparação para a vida ocupacional adulta.
• O paradigma estabelecido por Tyler domina o campo do currículo nos Estados Unidos, com influência em diversos paises, incluindo o Brasil, pelas próximas quatro décadas.

CONCEITO
O conceito central, nessa perspectiva, é “desenvolvimento curricular”.

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