Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

CATEGORIAS OU CONCEITOS TEÓRICOS DO MARXISMO

TRABALHO: Por si só não enriquece, a não ser que seja pela exploração do outrem;
CONHECIMENTO: Configura-se como um sistema estruturado de conceitos que objetiva a inteligibilidade do real, a compreensão da realidade;
IDEALISMO: É a forma de conhecer o mundo que põe a consciência como determinante da existência humana e da realidade social.
MATERIALISMO: É a forma de conhecer a realidade social como determinante da consciência;
LÓGICA: É a ciência do desenvolvimento das formas e do conteúdo do pensamento, dividindo-se em lógica formal e lógica dialética;
LÓGICA FORMAL: É a forma das que apresentam três leis básicas: 1- Lei da indentidade, 2- Lei da não-contradição, 3- O terceiro escluído. Trabalha com as ciências e funciona nas esferas do cotidiano.
LÓGICA DIALÉTICA: Mudanças profundas nas condições de vida e de trabalho produzem transcedentais nos hábitos do pensamento dos homens.

"PAPEL DA EDUCAÇÃO É DESALIENAR O SER".

* MARX E ENGELS
O que se encontra na teoria Marxista é um esforço de organização e sistematização das idéias de Marx e Engels.

AUTORES:
Bogdan Suchodolki (1957 - filósofo polonês) ocupou-se de construir uma teoria pedagógica de acordo com as exigências da Revolução Socialista.

Mario A. Manacorda (Itália - déc. 60) organizou uma teoria rigorosa dos textos de Marx e Engels sobre educação. *Marx e a Pedagogia. Moderna. 1º edição, 1966.
estudou a educação e a pedagogia em Gramsci (O Princípio Educativo em Gramsci).

Roger Dangevile (França - déc.70) organizou uma antologia de textos de Marx e Engels.

Maria Alice Nogueira (Brasil - tese doutoramento) Educação, saber e produção em Marx e Engels.

Educação e Contradição - Parlos Jamil Cury.

Concepção dialética de educação - Moacir Gadotti.

O método Dialético na didática - Lília Waranowich, Saviani, Duarte, Ivo Tonet, Frigoto, Ciavatta, L. C. Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário