Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

AVALIAÇÃO MEDIADORA

Acreditando que o sistema tradicional não garante um ensino de qualidade, o maior objetivo de uma perspectiva inovadora da avaliação é a melhoria da qualidade de ensino, visto que nao basta garantir o acesso e a permanência dos alunos apenas é preciso fazer a diferença em suas vidas, garantindo o acesso ao saber.
Contrário a isso está o sistema capitalista que de todas as formas oprime para alienar indivíduos sem o mínimo de escolaridade tornando-as desestimulados a pensar.
Por isso a necessidade de estabelecer uma escola que lute contra essa opressão, que compreenda o indivíduo e o ajude a usufruir seu direit ao ensino, para sua formação como cidadão crítico atuante nessa sociedade.
Quando se fala em acabar com o sistema da metodologia tradicional, muitos educadores ainda precisam compreender o sentido da avaliação na escola e assim refletir que esse tipo de avaliação não aponta as aprendizagens e possíveis falhas no processo ensino-aprendizagem.
A qualidade do ensino deve ser analisado no sentido de dar oportunidade ao máximo do indivíduo aprender. E assim o professor deve garantir o diálogo entre aluno e professor para êxito do processo de ensino-aprendizagem e observar se a sua metodologia utilizada dá conta de atender a todos os indivíduoas de uma sala de aula.
Uma boa avaliação deve oportunizar aos alunos momentos de expressar suas idéias, revelar os seus erros para que o leve ao conhecimento e observar o seu processo de construção do conhecimento.
Assim, as provas e notas não devem ser utilizados para condenar. O professor deve fazer uso da ação-reflexão e novamente ação e beneficiar o educando dando fundamentos para que haja uma proximidade entre educador e o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário