Durante os estudos de pedagogia temos nos deparado com duas palavras as quais nos tem tornado familiar: TEORIA E PRÁTICA, e estamos nos convencendo que na formação do professor são duas coisas indispensáveis e uma não substitui nem invalida a outra, ao contrário uma serve exatamente para validar a outra, ou seja, a PRÁTICA sem a teoria é uma prática fragilizada, vulnerável assim como a TEORIA sem a prática é um mero amontoado de blábláblá inútil.
A prática como imitação de modelos
O exercício da prática a partir de imitação de modelos não garante ao profissional estrutura para o criar e recriar – apenas repete – isso se adquire com fundamentação teórica.
A prática como instrumentalização técnica
O técnico como exercício de qualquer profissão
Teoria e prática X Formação profissional
Ditado popular: “Quem sabe faz, quem não sabe ensina.”
Atividade e Estágio: “É hora da prática”
A crítica a didática instrumental, gerou em primeiro momento, uma negação da didática, sendo substituída por uma crítica à escola.
O que entendemos por Teoria e por Prática
Porque é necessário explicar que o estágio é teoria e prática?
A profissão de educador é prática social, isto a união destes termos:
Prática institucionalizada
Ação na perspectiva geral e educacional
Porque é importante investigar as ações pedagógicas realizadas nos contextos escolares, no momento de estágio?
O estágio superando a separação entre Teoria e Prática
Conhecer e se aproximar da realidade
Teorias e prática
Entrevista sobre Concepção de Estágio
• Entrevistado 1: Pedagoga
• Entrevistado 2: Graduando em Biologia II
• Entrevistado 3: Graduando em Biologia VIII
1º. O que você pensa sobre o período reservado ao estágio nos cursos de graduação?
• Entrevistado 1: “Período mais tenso nos cursos de graduação, pois é nele que você percebe que grande parte daquilo que você viu, é tão somente teoria e ficará como o próprio nome já diz, pois na prática a realidade é sim diferente e você percebera que terá que aprender tudo”.
• Entrevistado 2: “Penso ser um período curto, além do que os graduandos também se preocupam com suas monografias, ficando então um período curto e tumultuado da graduação”.
• Entrevistado 3: “Professor: habituar aluno em sala de aula; convivência: entender a autores como pode ser aplicado = aprende melhor a planejar”.
2º. Comente a afirmação: “os saberes disciplinares dos cursos de formação, em geral estão completamente desvinculados do campo de atuação profissional dos futuros formandos”.
• Entrevistado 1: “Aquilo que tem sido ensinado nas nossas formações, não nos serve de muita coisa em nossa prática futura o que serve muitas vezes esta defasado e precisa de ajustes e/ou correções. É preciso um ajuste entre teoria e prática. A universidade tem que tomar consciência que ela formará profissionais que irão para salas de aulas reais, onde as situações que iremos vivenciar, na maioria das vezes não serão aquelas como aqueles exemplos que encontramos nos livros e precisamos estar preparados e conscientes para isto”.
• Entrevistado 2: “Seria uma crítica ao modo que os cursos de graduação são levados, buscando a possibilidade de ser revista toda a estrutura do curso, ou pelo menos boa parte dela, para que os futuros profissionais quando forem exercer sua profissão não saiam no prejuízo”.
• Entrevistado 3: “Trabalho na zona rural = nessa situação não mostra como atuar mesmo lendo não consegui adaptar teorias... Na particular = direcionado”.
3º. Você concorda com a afirmação: “a profissão se aprende na prática”. Justifique.
• Entrevistado 1: “Em partes sim. Muito do que aprendemos em sala de aula na faculdade, ficará somente lá dentro, a realidade das salas de aula fora da universidade são completamente diferente e infelizmente não somos preparados o suficiente para tal situação e só aprenderemos quando estivermos diante dela”.
• Entrevistado 2: “Não. Porque existem fases na profissão e muitas dessas fases são feitas de teoria, onde essa teoria vai dar o ‘ponta pé’ para uma prática proveitosa. A prática é sim essencial para a formação de um bom profissional, mas de nada adiantaria praticar algo sem ter a mínima noção do que se trata.
• Entrevistado 3: “Sim. Para praticar a Teoria da universidade então se profissionalizar.
4º. O que forma o profissional é a teoria ou a prática?
• Entrevistado 1: “A teoria ensina muito, mas a prática do dia a dia é o que vai contar para que você seja um bom profissional ou não.
• Entrevistado 2: “A teoria e a prática. A junção de teoria com a pratica é o que forma um profissional, porque não adianta dizer que só se aprende quando pratica, se não houver um bom embasamento teórico de nada vai adiantar exercer a prática”.
• Entrevistado 3: “Os dois pois um complementa o outro”.
Portanto, nessa perspectiva o estágio é o primeiro contato do futuro profissional com o seu campo de atuação, momento de pensar e repensar os conhecimentos acumulados até então, momento de aplicar na prática o que se aprendeu na teoria, momento também de buscar na teoria o que se exige na prática, ou seja, é a hora de mostrar o que se sabe e descobrir o que se precisa saber.
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