• Desenvolvimento rural e Educação no Brasil: Desafios e Perspectivas;
• Situação da Educação Rural no Brasil e na América Latina;
• Políticas Públicas em Educação no Brasil: Municipalização
• Financiamento da Educação;
• Política Educacional para Escolas Indígenas;
• Em busca de um Novo Projeto de Desenvolvimento para o Brasil
• Projeto Popular de Desenvolvimento para o Campo
• Educação Básica para o campo
• Nosso Compromisso como Educadores/Educadoras do Campo
Texto-base da Conferência, deixa claro que há uma tendência dominante em nosso país.
• Qual o principal objetivo dessa conferência?
É recolocar o rural e a educação que a ele se vincula, na agenda política do país.
• Como resgatar o conceito do trabalhador do campo?
Um conceito histórico e político.
• O propósito da conferência é conceber uma Educação Básica, voltada aos interesses e ao desenvolvimento sociocultural e econômico dos povos que habitam e trabalham no campo.
A Realidade da Educação Básica no Campo hoje
Principais Problemas da educação no meio rural
• Escassez de dados e análises sobre o tema.
• Omissão por parte do estado e das políticas públicas.
• Adequação da proposta pedagógica a realidade social do aluno.
• Valorização da Cultura popular.
• Más condições de vida (alimentação, transporte, habitação, dentre outros).
• Concentração da terra (1% são donos de 46% de todas as terras do País.
• Democratização dos recursos e incentivo a agricultura familiar.
• Valorização do professor.
(KOLLING; NERY; MOLINA, 1999)
Analfabetismo:
• 32,7% da população do meio rural, que tem acima de quinze anos, é analfabeta. (Exclusão: Rondônia, Acre, Roraima, Pará e Amapá). (IBGE, 1995)
• Existem milhões de pessoas que não tiveram acesso a escola, sendo a maior parte de áreas rurais.
Matrícula no ensino médio:
• Ausência de dados específicos sobre a exclusão no meio rural.
• 2,7 milhões de crianças de sete a quatorze anos estão fora da escola no Brasil.
• Aumento de 5,9% no número de matriculas.
• Maior concentração de crianças fora da escola nas áreas rurais. (IBGE, 1995)
Ensino médio:
• 50% da população brasileira na faixa etária própria ao ensino médio ( quinze aos dezessete anos) estejam fora da escola.
• 54,3% das matriculas no ensino médio estão na faixa etária acima de dezessete anos.
• O número de matriculas no meio rural representa, desde 1991, apenas 1,1% do total de matriculas. (IBGE, 1995)
Educação infantil
• Aumento de 25,6% nas matrículas da educação infantil. (IBGE, 1995)
Docentes
• Falta de infra-estrutura necessária e de docentes qualificados.
Desafios e propostas de ação
• Valores culturais que caracterizam os povos do campo
• Escolas como espaço cultural
• Comunidade unida
• EJA
• Formação de docentes e PPP
• Educação básica com especificidades do campo
• Mobilizar entidades interessadas
• Referência da escola nas pedagogias do diálogo e da ação
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