Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Planejamento de Coordenação Pedagógica

ATIVIDADE

Elaborar um planejamento para o trabalho de coordenação pedagógica de uma escola de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano matutino, no período de 02 meses. O referido trabalho será desenvolvido com 05 professores – dentre estes 02 são graduados em Pedagogia, 02 estão cursando o 5º semestre de Pedagogia da UNEB e 01 tem o ensino médio completo e todos tem acima de 3 anos de experiência como docentes.

PLANEJAMENTO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

TEMA

• Processo de Formação e Atualização Profissional.

OBJETIVOS

• Refletir sobre a necessidade de uma formação do ensino superior para os docentes.
• Saber quais as possibilidades de recursos os docentes dispõe para sua atualização.
• Discutir o contexto de um trabalho realizado apenas com a prática para um que contenha teoria e prática (práxis).

METODOLOGIA

1º Momento
Dinâmica de sensibilização
Leitura e discussão de um texto referente à temática.
Socialização das experiências vividas pelos docentes na escola.
Elaboração de um painel sobre o que foi socializado.

2º Momento
Música de sensibilização
Observação do painel pelos docentes para que considerem de acordo com as suas perspectivas os pontos negativos e positivos da prática docente.
Diálogo problematizador.

3º Momento
Leitura compartilhada sobre formação docente
Socialização
Construção de uma síntese elencando as principais idéias discutidas.

4º Momento
Leitura reflexiva
Vídeo sobre as dificuldades da atualização profissional docente
Discussão das semelhanças entre o que foi apresentado no vídeo e a realidade da escola.

5º e 6º Momento
Dinâmica de interação
Divisão de grupos para um seminário cuja temática é: “Processo de formação docente e atualização profissional”.
Preparação do seminário pelos grupos.

7º Momento
Dinâmica de animação
Diálogo entre os grupos sobre o andamento do seminário em que cada um apresentará o seu foco do trabalho.

8º Momento
Apresentação do seminário
Coffe Break

RECURSOS

• Apostilas, papel madeira, cola, tesoura, régua, folhas de ofício, data show

AVALIAÇÃO

 Entendo que o processo de ensino-aprendizagem se dá em um processo contínuo a concepção utilizada para avaliar essa proposta é a avaliação mediadora. Sendo assim os instrumentos avaliativos são:
• Auto-avaliação.
• Observação e acompanhamento do desempenho dos docentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário