Na pedagogia uma
das contribuições teóricas para tornar os professores agentes da práxis
educacional é a distinção entre a didática e a metodologia.
A didática é a
parte da pedagogia que dedica aos métodos e técnicas de ensino e tem como
objeto de estudo os processos de ensino-aprendizagem, sendo como um instrumento
de ajuda no processo de educar entre professor e aluno.
A metodologia de
ensino procura apresentar roteiros para a implementação de conteúdos em sala de
aula, de forma que o aluno acompanhe e
entenda os assuntos propostos. Com isso o professor deve adequar a sua
metodologia de forma que favoreça os seus alunos para uma melhor compreensão da
matéria e assim conseguir resultados significativos.
O ato de educar
requer unidade entre teoria e prática por isso que a prática pedagógica como
agente de transformação social, é uma práxis. Pois assim desaliena-se o
educador levando-o a uma humanização para a contribuição teórica entre o
educador e os educandos.
A práxis como
uma junção da teoria e da prática é uma ferramenta no ato de ensinar, pois se
revela que sem a prática não há teoria e sem teoria não há prática.
Como uma
necessidade de transmissão de valores, culturas e realidades o
ensino-aprendizagem desempenha a didática intencionalmente, visando às
atividades educativas qualificando todo esse processo.
O ensino com os
seus componentes fundamentais colaboram para uma transformação social a partir
de novas buscas de práticas de pedagógicas, disponibilizando assim um ensino qualificado.
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