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terça-feira, 18 de outubro de 2011

A DIDÁTICA E A METODOLOGIA

Na pedagogia uma das contribuições teóricas para tornar os professores agentes da práxis educacional é a distinção entre a didática e a metodologia.

A didática é a parte da pedagogia que dedica aos métodos e técnicas de ensino e tem como objeto de estudo os processos de ensino-aprendizagem, sendo como um instrumento de ajuda no processo de educar entre professor e aluno.

A metodologia de ensino procura apresentar roteiros para a implementação de conteúdos em sala de aula, de forma que o aluno acompanhe  e entenda os assuntos propostos. Com isso o professor deve adequar a sua metodologia de forma que favoreça os seus alunos para uma melhor compreensão da matéria e assim conseguir resultados significativos.

O ato de educar requer unidade entre teoria e prática por isso que a prática pedagógica como agente de transformação social, é uma práxis. Pois assim desaliena-se o educador levando-o a uma humanização para a contribuição teórica entre o educador e os educandos.

A práxis como uma junção da teoria e da prática é uma ferramenta no ato de ensinar, pois se revela que sem a prática não há teoria e sem teoria não há prática.

Como uma necessidade de transmissão de valores, culturas e realidades o ensino-aprendizagem desempenha a didática intencionalmente, visando às atividades educativas qualificando todo esse processo.

O ensino com os seus componentes fundamentais colaboram para uma transformação social a partir de novas buscas de práticas de pedagógicas, disponibilizando assim um ensino qualificado.

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