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terça-feira, 18 de outubro de 2011

ENTREVISTA SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR


ENTREVISTADA: Rosinelia Marques Palmeira
Formação: Graduada em Pedagogia pela UNEB Campus X
Pós-graduada em Educação Infantil
Atuação: Professora na Escola Municipal São Geraldo 6º ao 9º ano e Coordenadora na Creche São Lourenço


  1. Na sua opinião em que a escola “peca” ao avaliar seus alunos?
Quando a avaliação não serve de como base para o professor planejar as próximas ações que farão os alunos avançarem na aprendizagem.

  1. Hoje, para que se avalia? Para condenar o aluno ou para alertá-lo sobre os seus pontos frágeis?
O propósito da avaliação não pode ser o de condenar, humilhar amedrontar. A avaliação precisa estar ligada a um processo de reflexão ação e novamente reflexão. O professor reflete sobre o que o aluno deve aprender, como vai se dar essa aprendizagem . Promove a ação que é efetivada por meio das atividades desenvolvidas na escola e fora dela, usa a avaliação para fazer reflexão daquilo que o aluno alcançou. E planeja uma nova ação com o objetivo de sanar as dificuldades do aluno.

  1. Mudar a forma de avaliar não seria automaticamente mudar também a relação de ensino-aprendizagem?
Penso que tanto a forma de avaliar quanto as relações de ensino aprendizagem vem sofrendo mudanças significativas. São dois aspectos educacionais interligados.

  1. A tradicional prova é condenável ou tem algum valor?
Penso que a tradicional prova tem seu valor quando desenvolve a memória. Quando obriga o aluno a estudar por que fará a prova sem consulta ou outras situações que de uma forma ou outra vai favorecer a aprendizagem. O problema é o que o professor tradicional faz depois da prova. Só apontar o que o aluno errou com certo e errado não vai favorecer o avanço do mesmo.

  1. A partir de avaliações como o Enem e o Enade que avaliam os alunos não poderiam estar também sendo avaliado o sistema educacional?
Tudo precisa ser avaliado. Até para verificar o que já foi alcançado e o que precisa alcançar. O sistema educacional precisa ainda mais ser avaliado. Por meio dele são dadas todas as diretrizes para educação.

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