Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ERRO E APRENDIZAGEM


A escola sempre foi um espaço de valorização dos acertos, em conseqüência disso o aluno se recrimina e vê o professor como o grande detentor do conhecimento, o que de certa forma acaba interferindo na interação de professor e aluno.

Contudo, o professor deve valorizar a interação do aluno com o meio em que se vive, pois é a partir disso que o aluno vai vivenciar as sua próprias experiências e assim aprimorar o seu conhecimento.

A avaliação deve ser utilizada como instrumento de orientação do professor para saber se atingiu seus objetivos e manter uma interação com o aluno.

O educador deve utilizar do erro para problematizar e motivar o aluno na busca de soluções, desta forma o educador valoriza cada ação do aluno, fazendo-o sempre esta em busca de respostas.

Os erros devem ser considerados como parte integrante da aprendizagem e assim aproveitá-los para adequar o ensino as necessidades do aluno.

Portanto, é essencial que o processo de avaliação seja repensado e planejado para acompanhar o aprendizado mesmo diante dos erros, que ainda assim podem ser corrigidos e capacitar o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário