A escola sempre
foi um espaço de valorização dos acertos, em conseqüência disso o aluno se
recrimina e vê o professor como o grande detentor do conhecimento, o que de
certa forma acaba interferindo na interação de professor e aluno.
Contudo, o
professor deve valorizar a interação do aluno com o meio em que se vive, pois é
a partir disso que o aluno vai vivenciar as sua próprias experiências e assim
aprimorar o seu conhecimento.
A avaliação deve
ser utilizada como instrumento de orientação do professor para saber se atingiu
seus objetivos e manter uma interação com o aluno.
O educador deve
utilizar do erro para problematizar e motivar o aluno na busca de soluções,
desta forma o educador valoriza cada ação do aluno, fazendo-o sempre esta em
busca de respostas.
Os erros devem
ser considerados como parte integrante da aprendizagem e assim aproveitá-los
para adequar o ensino as necessidades do aluno.
Portanto, é
essencial que o processo de avaliação seja repensado e planejado para
acompanhar o aprendizado mesmo diante dos erros, que ainda assim podem ser
corrigidos e capacitar o aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário