RESUMO
MEKSENAS,
Paulo. Pesquisa Social e Ação
Pedagógica: Conceitos, Métodos e Prática. São Paulo: Loyola, 2002.
Desde a história das formações sociais a educação é
considerada fator principal. Hoje a opinião pública influenciada pela imprensa
e pelo Estado tem desviado para a escola todos os elementos que tem agredido a
sociedade como, a violência, a corrupção, o desemprego e outros. Além disso, os
profissionais de educação para conseguirem desempenhar melhor o seu trabalho
têm enfrentado o descaso do Estado e até mesmo da sociedade, tendo que
trabalhar com a falta de infra-estrutura material e humana e ainda receber uma
baixa remuneração.
Desviando do Estado as suas responsabilidades, a opinião
pública se nega a enxergar que para os pedagogos é um desafio exercer o seu
ofício. Através de pesquisas o pedagogo tem buscado formação para atuar de
forma inovadora e assim poder colaborar na realidade escolar e assim
desenvolver na sociedade uma forma reflexiva de pensar em relação à educação.
Diante
disso, o educador luta pela construção da democracia e contra o método único
que os profissionais tendem a se apegar sem perceber o seu fracasso, além
disso, é necessário o afastamento do positivismo educacional que ressalta o
autoritarismo e impede a utilização de outros meios educacionais buscando desta
forma desperta que um bom professor tende também um bom pesquisador.
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