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terça-feira, 18 de outubro de 2011

RESUMO - PESQUISA SOCIAL E AÇÃO PEDAGÓGICA

RESUMO
MEKSENAS, Paulo. Pesquisa Social e Ação Pedagógica: Conceitos, Métodos e Prática. São Paulo: Loyola, 2002.

Desde a história das formações sociais a educação é considerada fator principal. Hoje a opinião pública influenciada pela imprensa e pelo Estado tem desviado para a escola todos os elementos que tem agredido a sociedade como, a violência, a corrupção, o desemprego e outros. Além disso, os profissionais de educação para conseguirem desempenhar melhor o seu trabalho têm enfrentado o descaso do Estado e até mesmo da sociedade, tendo que trabalhar com a falta de infra-estrutura material e humana e ainda receber uma baixa remuneração. 

Desviando do Estado as suas responsabilidades, a opinião pública se nega a enxergar que para os pedagogos é um desafio exercer o seu ofício. Através de pesquisas o pedagogo tem buscado formação para atuar de forma inovadora e assim poder colaborar na realidade escolar e assim desenvolver na sociedade uma forma reflexiva de pensar em relação à educação. 

Diante disso, o educador luta pela construção da democracia e contra o método único que os profissionais tendem a se apegar sem perceber o seu fracasso, além disso, é necessário o afastamento do positivismo educacional que ressalta o autoritarismo e impede a utilização de outros meios educacionais buscando desta forma desperta que um bom professor tende também um bom pesquisador.

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