A realidade pode ser social ou natural. A realidade natural esta ligada aos complexos biológicos, físicos, químicos, que podem ou não sofrer interferências da humanidade.
A realidade
social é um complexo de elementos (visíveis ou invisíveis) que vem das relações
sócio-historica que os seres humanos produzem no intercambio entre os próprios
seres humanos ou entre estes e a natureza.
O real se
apresente como manifestações dos conteúdos e formas produzidas na historia, ou
seja, das formas humanas de produzir a vida ao longo do tempo.
O conhecimento
configura-se como um sistema estruturado de conceitos que objetiva a
inteligibilidade do real, compreensão da realidade. Pode-se conhecer de forma
idealista ou de forma materialista.
O idealismo é a
forma de conhecer o mundo que coloca a consciência com determinante da
existência do ser e da realidade social como determinante da consciência.
A lógica é a
ciência do desenvolvimento das formas e do conteúdo do pensamento. Há dois
tipos fundamentais da lógica: a lógica formal e a lógica dialética.
A formal
apresenta três leis básicas: lei da identidade, lei da não contradição e o
terceiro excluído. A lógica formal trabalha com as ciências e funciona nas
esferas do cotidiano. Ela exclui de si o movimento, a mudança e assim exclui
tudo com o resto da realidade.
O modo de Marx
formular o seu entendimento materialista da realidade é a forma de conhecer o
mundo que põe a realidade social como determinante da consciência. Ele e Engels se
inspiram na lógica dialética, na economia política, no socialismo Frances e
constroem um novo modo de pensar o mundo descobrindo uma nova lógica: a lógica
do capital. Deste modo, desenvolvem um método de investigação e de exposição
próprio para compreender a realidade e o ser humano, especialmente os que vivem
sob jugo do capital e do sistema capitalista.
O homem para
Marx e Engels não pode ser compreendido como determinante ou determinado pela
consciência ou pelo meio em que vive. O ser humano é o ser social o qual
determina e é determinado pela história.
Nessa lógica
Marx estava atento ao movimento, a evolução, a mudança. Considerava a realidade
como cheia de contradições e algo imutável.
Segundo o seu
método que é articulado o todo com as partes, abstrato com o concreto, lógico
com o histórico. O abstrato é a forma mais simples que uma coisa se apresenta,
sem muita complexidade. O concreto é algo que requer mais complexidade, como por
exemplo, a população seria a categoria abstrata e as classes sociais que a
compõe seria a categoria concreta. Sendo ele a síntese de muitas determinações,
é o que de novo conseguiu se compreender.
O lógico seria o
movimento do pensamento e o histórico o movimento da realidade sócio-historica.
O conhecimento do pensamento e o da realidade distingui o pensamento que não
pode se apropriar do concreto de forma imediata (direta), apenas de forma
mediata (indireta) por meio de analise abstrata é o que pode fazê-lo.
Portanto, o
concreto real e o objetivo, com toda a sua complexidade existe antes do
pensamento realizar o movimento de reprodução ideal desse concreto, logo o
processo de elaboração da síntese do todo no pensamento é um processo desenvolvido
por indivíduos concretos, situados histórico-socialmente.
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