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terça-feira, 18 de outubro de 2011

O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO TEORIA DO CONHECIMENTO


A realidade pode ser social ou natural. A realidade natural esta ligada aos complexos biológicos, físicos, químicos, que podem ou não sofrer interferências da humanidade.


A realidade social é um complexo de elementos (visíveis ou invisíveis) que vem das relações sócio-historica que os seres humanos produzem no intercambio entre os próprios seres humanos ou entre estes e a natureza.

O real se apresente como manifestações dos conteúdos e formas produzidas na historia, ou seja, das formas humanas de produzir a vida ao longo do tempo.


O conhecimento configura-se como um sistema estruturado de conceitos que objetiva a inteligibilidade do real, compreensão da realidade. Pode-se conhecer de forma idealista ou de forma materialista.

O idealismo é a forma de conhecer o mundo que coloca a consciência com determinante da existência do ser e da realidade social como determinante da consciência.

A lógica é a ciência do desenvolvimento das formas e do conteúdo do pensamento. Há dois tipos fundamentais da lógica: a lógica formal e a lógica dialética.

A formal apresenta três leis básicas: lei da identidade, lei da não contradição e o terceiro excluído. A lógica formal trabalha com as ciências e funciona nas esferas do cotidiano. Ela exclui de si o movimento, a mudança e assim exclui tudo com o resto da realidade.

O modo de Marx formular o seu entendimento materialista da realidade é a forma de conhecer o mundo que põe a realidade social como determinante da consciência. Ele e Engels se inspiram na lógica dialética, na economia política, no socialismo Frances e constroem um novo modo de pensar o mundo descobrindo uma nova lógica: a lógica do capital. Deste modo, desenvolvem um método de investigação e de exposição próprio para compreender a realidade e o ser humano, especialmente os que vivem sob jugo do capital e do sistema capitalista.

O homem para Marx e Engels não pode ser compreendido como determinante ou determinado pela consciência ou pelo meio em que vive. O ser humano é o ser social o qual determina e é determinado pela história.

Nessa lógica Marx estava atento ao movimento, a evolução, a mudança. Considerava a realidade como cheia de contradições e algo imutável.

Segundo o seu método que é articulado o todo com as partes, abstrato com o concreto, lógico com o histórico. O abstrato é a forma mais simples que uma coisa se apresenta, sem muita complexidade. O concreto é algo que requer mais complexidade, como por exemplo, a população seria a categoria abstrata e as classes sociais que a compõe seria a categoria concreta. Sendo ele a síntese de muitas determinações, é o que de novo conseguiu se compreender.

O lógico seria o movimento do pensamento e o histórico o movimento da realidade sócio-historica. O conhecimento do pensamento e o da realidade distingui o pensamento que não pode se apropriar do concreto de forma imediata (direta), apenas de forma mediata (indireta) por meio de analise abstrata é o que pode fazê-lo.

Portanto, o concreto real e o objetivo, com toda a sua complexidade existe antes do pensamento realizar o movimento de reprodução ideal desse concreto, logo o processo de elaboração da síntese do todo no pensamento é um processo desenvolvido por indivíduos concretos, situados histórico-socialmente.

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