Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

RESUMO "SUZANA E O MUNDO DE DINHEIRO"


Suzana e o Mundo de Dinheiro, apesar de ser um livro juvenil, nele transitam os conceitos marxistas em relação ao mundo capitalista.
Com os questionamentos de Suzana, para poder entender o mundo de dinheiro, desperta em nós as mesmas indagações (ou até mais).
Em sua busca incessante para compreender como funciona “o mundo de dinheiro”, Suzana descobre que tudo está ligado ao lucro, daí inicia-se os seus questionamentos sobre as empresas, a diferença de salários entre os sexos e outros aspectos do cotidiano.
Como leitora pude acompanhar cada pensamento de Suzana, cada pergunta dela, passou a me perturbar também e através do seu avô as respostas vinham de uma forma que assim como Suzana, também pude compreender.
Enxergar o mundo, como ele realmente é, nos dá o sentido de lamentações, por tantas coisas erradas, desumanas e injustas que estão acontecendo. Apesar disso, se nos revestirmos com as lentes mágicas de Suzana, esqueceremos o conformismo e buscaremos novas formas de colaborar, mesmo que com pequenos gestos.
Ao final, as soluções apresentadas por Suzana, para consertar o mundo coincide também com minhas idéias pessoais. Acredito que com toda a bolha que vem crescendo, com a violência, desigualdade social, desemprego, miséria, em especial no nosso país, os nossos representantes políticos parecem não enxergar que é necessária uma emergente distribuição de renda mais justa, novos investimentos na educação para formar cidadãos, menos corrupção, saúde de qualidade, tudo isso para a melhoria de vida.
Mas enquanto isso fica no papel, penso que cada um de nós somos chamados e capacitados para fazermos a nossa parte mesmo que de forma paralela aos poderes públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário