Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Resumo: Dimensões Sociais do Esporte

RESUMO
TUBINO, M.J. Dimensões Sociais do Esporte. SP. Cortez, 1992

A atividade física ou prática esportiva é um direito de todos. Este novo paradigma ressalta os sentidos educacionais e o bem estar social, que sua prática pode proporcionar.
Atualmente, as dimensões sociais do esporte abrangem três formas de manifestação: Esporte-educação que é fundamentado em princípios educacionais. Segundo Lima (1987) esta manifestação deve estar vinculada a três áreas de atuação pedagógica: integração social, desenvolvimento psicomotor e atividades físicas educativas e tem como referência cinco princípios educativos: participação, cooperação, educação, integração e a responsabilidade. Por isso a necessidade de desvincular do esporte-rendimento e assim perceber no esporte-educação que aos poucos ela é mais aprofundada e auxilia na formação do individuo.
O esporte-participação apóia-se no lazer, no prazer lúdico e propicia a integração social. Conhecido também como esporte popular ocorre em espaços com o comprometimento de favorecer apenas o prazer, a descontração e o divertimento para aqueles que o praticam.
Já o esporte-rendimento ou esporte-performance é pautado pelas regras específicas de cada modalidade esportiva que dependem das confederações nacionais e internacionais.
Muito criticado por estar vinculado ao capitalismo, mas também é visto com aspectos positivos tais como ser reconhecido como uma atividade cultural favorecendo progresso nacional, gerando renda e turismo, ocorre também o fortalecimento da sociedade, além de oportunidades de várias profissões ligadas ao esporte.

5 comentários: