Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO PARA AULA DE CIÊNCIAS

Série: 3º ano (2ª serie)
Duração: 50 minutos

Tema
Os cincos órgãos do sentido

Objetivos
·       Conhecer as características de cada órgão do sentido:
·        Vivenciar situações de uso de cada órgão do sentido.

Conteúdo
·        Os órgãos do sentido: Visão, Audição, tato, Gustação e Olfação.

Metodologia

·   Leitura de imagem dos órgãos do sentido;
·   Discussão sobrea as características e funções de cada órgão do sentido;
·    Mini-Gincana – dividir a turma em dois grupos, em que os representantes de cada equipe irão disputaras seguintes etapas:
1º) Prova do Tato: diferenciar texturas e/ou objetos;
2º) Prova da Gustação: diferenciar sabores dos alimentos sólidos e líquidos;
3º) Prova da Olfação: diferenciar odores;
4º) Prova da Visão: descobrir a imagem oculta:
5º) Prova da Audição: identificação dos sons de alguns instrumentos musicais.

Regras da Mini-Gincana:

  • A divisão dos grupos será por sorteio de cores (vermelho e azul); 
  • Em cada prova as equipes serão representadas por três componentes diferentes
  •  Cada prova valerá 10 pontos;Será vencedora a equipe que acumular o maior número de pontos;
  • Critério de desempate será a argumentação mais coerente referente à seguinte questão: Conceitue os órgãos do sentido.

Recursos
Papel madeira, piloto, copo descartável, prato descartável, colher descartável, folha de ofício,

Avaliação
A avaliação será processual e continua observando os registros realizados durante o acontecimento de todas as atividades. Serão levados em conta, aspectos como envolvimento de cada um nas atividades, interação com outro e troca de informações, domínio e desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, os trabalhos realizados pelas crianças, iniciativa e criatividade, além da colaboração para realização dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário