Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

RESUMO "EDUCAR PELA PESQUISA"



Em Educar pela Pesquisa, é proposta uma mudança na estrutura de aula para que os alunos e professores assumam o papel da educação de uma forma mais questionadora, com base na pesquisa. Mas para isso é preciso que o professor se torne “mas um profissional da educação pela pesquisa.” (p. 02)

É preciso que o professor e o aluno vejam a pesquisa como uma atitude cotidiana. A opção pela pesquisa modifica na forma de educar. O aluno deve incluir na sua pesquisa sua interpretação própria, pois é necessário o aluno aprender a aprender, demonstrando seus interesses individuais e competências.

“Significa habituar o aluno a ter iniciativa, em termos de procurar livros, textos, fontes, dados, informações. Visa-se superar a regra comum de receber as coisas prontas...” (p.21) Desta forma aplica-se uma nova forma de educar, valorizando a participação do aluno e incentivando a realizar pesquisas sobre os temas estudados em sala de aula.

Só assim o aluno se sentirá instigado e procurará na pesquisa uma nova forma de ampliar conhecimentos.

Uma pesquisa ao ser executada leva a uma reconstrução do saber, pois uma vez que essa tarefa é executada o conhecimento prevalecerá, “a educação pela pesquisa consagra o questionamento construtivo, como qualidade formal e política, como traço distintivo da pesquisa”. (p.10)

E ainda, através desse conjunto de tarefas, a pesquisa torna o aluno não apenas um memorizador, mas sim um reconstrutor de idéias.

Portanto, cabe aos educadores a refletir sobre a educação e a pesquisa, e assim aplicá-la no cotidiano escolar, na tentativa de desenvolver novas gerações mais questionadoras.

REFERÊNCIA: Demo, Pedro. “Educar pela Pesquisa”. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário