Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

RESUMO "CAPITALISMO PARA PRINCIPIANTES"

No clã da primeira organização social os homens trabalhavam para o bem comum. Com a invenção das armas e ferramentas aumentaram as formas de obtenção de alimento e a superprodução começando assim trocas de mercadorias entre tribos. Apareceu à propriedade privada, a escravatura, assim ocorre à divisão de duas classes: senhores e escravos. O escravo pertencia e produzia para o seu senhor. O feudalismo surge como um regime da sociedade medieval na Europa, a base da propriedade da terra. Diferencia-se da escravidão, pois camponeses possuíam uma pequena propriedade. A sociedade passa a ser dividida em: nobreza, clero, artesãos e camponeses. Os nobres e o clero comandavam todo o comércio. Os camponeses tinham que pagar os maiores impostos, além disso, havia o medo do castigo de Deus, pois eles – as camadas inferiores – acreditavam que Deus os castigava para serem pobres.
            No comércio, surgiu o Mercador que vendia de tudo a base de trocas. Os nobres se beneficiavam com as mercadorias valiosas e o trabalho dos outros. Cada senhor feudal dos reinos da Europa Central podiam cunhar as suas próprias moedas. Em 20 de maio de 1498, Vasco da Gama chega à Índia (época conhecida como: Período dos Grandes Descobrimentos). Na América, os espanhóis invadiram os impérios inca, maia, asteca, as ilhas do Caribe.
            Por volta de 1630, a Europa sofreu uma profunda miséria ocorreu devido a Revolução dos Preços, pois, os salários não aumentaram na mesma proporção dos preços.
            Com a Revolução, até os nobres foram atingidos negativamente, somente os mercadores se beneficiaram. Essas crises financeiras desencadearam uma guerra, onde os comerciantes patrocinavam os exércitos (formados por artesãos) dos reis. A partir daí os comerciantes aboliram o sistema de produção familiar e os artesãos passaram a trabalhar nos galpões e casas dos comerciantes. Os artesãos dependiam da matéria-prima, assim tornaram-se empregados dos comerciantes.
            Com a expansão dos Estados, muitos negociantes enriqueceram com o comércio dos negros da África, que eram vendidos na América do Norte e do Sul e a Europa. Os portugueses seguidos pelos ingleses e holandeses devastaram e despovoaram toda a África. Neste comércio os africanos recebiam objetos em troca à África. Neste comércio os africanos recebiam objetos em troca dos escravos, já os europeus lucravam com dinheiro. No Brasil, EUA e Jamaica os escravos trabalhavam nas plantações sem os seus direitos trabalhistas. No século XVII, durante o declínio do Feudalismo instalou-se a Revolução Francesa, já que a burguesia francesa pretendia ser a dona das terras e obter o poder político.
            Os capitalistas visavam ter maiores lucros, com isso o operário apesar de trabalhar mais que os capitalistas ganhavam menos dinheiro, a essa diferença deu-se o nome de mais-valia. A indústria passava por mudanças no modo de produção, houve a tentativa da substituição do operário pelas máquinas, que desempregou muita gente, os senhores perceberam que deveriam continuar com alguns operários para o funcionamento das máquinas. A Igreja Católica condenava o capitalismo, já a Igreja Protestante conduzia o desejo de lucro aos seus fiéis. Todo o poder político e judiciário era voltado para a representação e proteção do capitalismo.
            Os operários juntaram forças e criaram o sindicato, muitos dos seus membros foram perseguidos e presos, mas ainda assim o sindicato sobreviveu até os dias de hoje.
            Para fortificar o capitalismo surgiu o monopólio (atualmente conhecido com Multinacionais) que era um grupo de empresas que dominava o comércio. Desta forma, o comércio passou a produzir muito mais do que consumia desencadeando uma crise mundial de 1873. A economia seguia – segundo Marx – como o sistema que determina como as pessoas devem viver, garantindo as forças políticas, jurídicas, morais e etc. Dizia que a ditadura do proletariado deveria substituir a ditadura da burguesia, por beneficiar muito mais gente. Defende o fim da propriedade privada dos meios de produção por ela causar miséria das massas, concentração de riqueza em grupos menores, desemprego entre outros.
            Mais uma vez o capitalismo precisava de uma revitalização, daí as potências européias dividiram a África para colonizá-la visando uma melhoria no sistema. O Brasil e a América Latina no século XIX, estavam nas mãos da Inglaterra. Nossa estrutura econômica estava voltada para a exportação. Para colonizar a China, Oceania, Ásia e África, foi preciso a união do Capitalismo e a Igreja Católica.
            Com as brigas da concorrência por colonização, desencadeou a Primeira Guerra Mundial. Os países: Alemanha, Império Austro-Húngaro, Bulgária e Turquia se juntaram contra o grupo aliado formado por: Rússia, França, Inglaterra, Itália, Sérvia, Romênia e depois os EUA, que saíram como vencedor.
Após o afastamento da Rússia, surgiu a Crise de 29 provocando desemprego, fome, miséria.
            O Brasil prejudicado por essa crise, viveu a Revolução de 30 que foi a adaptação das classes dirigentes das novas regras do capitalismo.
Apesar disso a Segunda Guerra Mundial foi inevitável. Hitler invadiu a URSS. Os EUA se desenvolveram industrialmente. O Brasil torna-se mais dependente dos países industrializados.
Após o Golpe de 64, mais uma vez o capitalismo precisava de um milagre, o Governo criou recursos, tornando o crescimento econômico artificial. Com o fim do milagre vieram as eleições de 74, a crise internacional do petróleo e as primeiras greves.
As Multinacionais surgem com força após a guerra, faz o Brasil se endividar com empréstimos no exterior.
A sociedade de consumo é o ápice do capitalismo, um de seus instrumentos foi à televisão, que garantia o lucro dos seus expectadores, representado pela classe dominante: os consumidores.
A ideologia domina a sociedade, que por sua vez é difundida pela ideologia burguesa.
Diante disso tudo, o mundo torna-se individualista. O que é passado pela ideologia dominante só fica na teoria. As camadas inferiores são consideradas mais solidárias.
Portanto, percebe-se que o Capitalismo apesar de todas as crises e reformulações sofridas ainda assim é inviável. Torna os direitos humanos em negócios para garantirem lucros.


NOVAES, Carlos Eduardo. Capitalismo para principiantes. 21 ed. São Paulo: Ática, 1994.

11 comentários:

  1. Muito Obrigado Agora Entendi O Livro Eu Li e Reli Não Entendi Quase Nada Agora Sim Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo isso para um trabalho de sociologia espero que a professora nao saiba que eu tirei da internet :-\

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo isso para um trabalho de sociologia espero que a professora nao saiba que eu tirei da internet :-\

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo isso para um trabalho de sociologia espero que a professora nao saiba que eu tirei da internet :-\

    ResponderExcluir
  5. As escolas estão doutrinando os alunos com doutrinações comunistas, "O CAPITALISMO É O ÚNICO SISTEMA PARA TRAZER PROSPERIDADE E PROGRESSO PARA O POVO". Tudo o que se criou fora disto deu em ditaduras sanguinárias,Cuba, Coréia do Sul, China, Venezuela, Querem implantar isso aqui como na Venezuela. "DIGA NÃO"

    ResponderExcluir
  6. muito bom recomendo me ajudou muito.Porque estou lendo um resumo para a prova da escola e ajudou muito pois não estava entendo o livro muito obrigada

    ResponderExcluir